Convidado pela organização do UIA2020Rio, o arquiteto Paulo Mendes da Rocha será o presidente do Comitê de Honra do Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos, que acontecerá daqui dois anos no Rio de Janeiro e terá como tema “Todos os Mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”.
A proposta do evento no Rio é discutir a atual realidade urbana, expressa através da diversidade e multiplicidade de formas de construção das cidades, e promover a reinserção da profissão no meio social. A capital fluminense, com os seus 12 milhões de habitantes, apresenta um quadro urbano muito rico em desigualdades e acertos, condensando características comuns a outras cidades do continente americano e do mundo em desenvolvimento que se urbaniza rapidamente neste século XXI.
"Paulo é o mais importante arquiteto brasileiro hoje. É fundamental para nós ter sua participação e colaboração no Congresso Mundial", afirma o presidente do IAB, Nivaldo Andrade. Ganhador do Prêmio Pritzker em 2006, do Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza em 2016 e da Medalha de Ouro do Instituto Real Britânico de Arquitetos (RIBA) em 2017, Paulo Mendes da Rocha é atualmente o arquiteto brasileiro vivo de maior reconhecimento mundial.
Também fazem parte do comitê o arquiteto Jaime Lerner – único brasileiro que já foi presidente da União Internacional dos Arquitetos; o cantor e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil – que há 40 anos já trazia uma discussão sobre as favelas com o sucesso Refavelas; e Marisa Moreira Salles – editora especializada em arquitetura e criadora do evento e do portal Arq.Futuro, que trazem discussões importantes sobre urbanismo e cidades. Outros membros ainda serão anunciados.